Síntese Reflexiva Final
No âmbito do Ensino Clínico em Situações de Défice no Autocuidado, inserido no 3º semestre do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, foi-nos proposta a realização de uma síntese reflexiva final, de forma a evidenciar a importância e pertinência do EC na aprendizagem como estudantes e futuros profissionais de saúde. Deste modo, procedo a uma reflexão crítica sobre o meu desempenho, as minhas fragilidades e as aprendizagens relevantes adquiridas.
Nesta nova fase, enquanto estudante de enfermagem, estiveram presentes os sentimentos de ansiedade e de algum medo/receio de poder falhar. Por outro lado, assolou-me o sentimento de curiosidade e de querer sempre melhorar as minhas aprendizagens, tendo uma perspetiva crítica sobre o meu desempenho.
É certo que a responsabilidade das minhas ações perante a prática de enfermagem causaram-me receio, embora a motivação sempre existente para aplicar a teoria na prática, em contexto clínico com o intuito de melhorar a qualidade de vida de outras pessoas, relevou-se fundamental para amenizar os pensamentos menos positivos.
Saliento a interação com os profissionais de saúde da instituição onde foi possível adquirir algumas aprendizagens. A interajuda entre professores orientadores e estudantes foi de enorme relevância para a minha evolução enquanto estudante e para superar as minhas dificuldades e receios.
A oportunidade de estar presente num contexto clínico, neste caso numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), deu-me a possibilidade de começar a contactar diretamente com pessoas que necessitam de auxílio para realizarem os seus autocuidados de forma a suprirem as suas necessidades básicas do quotidiano.
O Ensino Clínico permitiu-me desenvolver competências de observação, de escuta ativa e comunicacionais, como as estratégias para a comunicação verbal e não verbal, sendo um dos receios iniciais apresentados. Ressalto ainda que uma das dificuldades sentidas foi a mobilização constante da teoria para a prática durante a prestação de cuidados. Porém, ao longo do tempo, foi-se tornando mais fácil esse processo. Destaco ainda a elaboração de planos de cuidados. Procurei superar esta dificuldade, pedindo auxílio aos professores e colegas. Considero que relativamente a este aspeto, houve uma melhoria na realização dos mesmos.
O presente Ensino Clínico exigiu dos estudantes um estudo diário, a adaptação a novas rotinas e horários, nem sempre sendo fácil a gestão de tempo. No que concerne à realização do portfólio e fichas de leitura, ressalto a capacidade de gestão para a realização dos mesmos, de forma a conciliar com a vertente prática.
Relativamente à existência de seminários, considero que tenham apresentado utilidade a nível da consolidação de referenciais teóricos, na realização de planos de cuidados individualizados e na perceção e importância da utilização da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE), bem como na partilha de experiências e de dificuldades sentidas ao longo do Ensino Clínico por parte dos estudantes.
A meio do Ensino Clínico, foi realizada uma avaliação intercalar com os professores orientadores com o intuito de fazer um balanço geral do nosso desempenho até ao momento. Teve como objetivos percecionar os aspetos a melhorar e também realçar o trabalho positivo alcançado até ao momento.
Perante a apreciação crítica por parte dos professores e mediante a minha autocritica, orientei o meu foco para os aspetos a melhorar no sentido de aprimorar o meu desempenho, nomeadamente a proatividade, a formulação de diagnósticos e intervenções nos planos de cuidados e o pensamento crítico. Atualmente considero ter melhorado nestes aspetos.
A ansiedade e o receio sentidos inicialmente deram lugar a um sentimento de conquista e de aprendizagem. Este EC fez-me perceber a importância do papel do enfermeiro na prestação de cuidados e autocuidados a pessoas que se encontram vulneráveis, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e a realizar as atividades básicas de vida diárias.
A sedimentação do meu conhecimento permitiu-me desenvolver autonomia e pensamento crítico, o que possibilitou a melhoria da prestação de cuidados e a perceção de necessidades que cada utente.
Estes dois meses foram pautados por conhecimento e pela procura de querer mobilizar os conhecimentos teóricos na prática . Esforcei-me por conseguir dar o melhor de mim como futura enfermeira. Foi um momento enriquecedor para o meu desenvolvimento enquanto estudante e enquanto pessoa.